top of page
ENEMAVASF
Programação
Dia 22 de Novembro de 2023
Dia 23 de Novembro de 2023
Dia 24 de Novembro de 2023
CREDENCIAMENTO
LOCAL: FACAPE
HORÁRIO: 17:30 às 18:30
MOMENTO CULTURAL
HORÁRIO: 18:30 às 19:00
MESA DE ABERTURA
HORÁRIO: 19:00 às 19:30
MESA REDONDA
Por uma escola com todos e todas
HORÁRIO: 19:30 às 22:00
Mirtes Ribeiro de Lira
Pós-doutorado em Educação, Doutora em Educação e Mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em Educação Especial e Graduada em Psicologia e Pedagogia. Tem experiência profissional em Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional/Profissional e Educação inclusiva.
Milton Pereira de Carvalho Filho
Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem braille, audiodescrição, movimento associativista, tecnologia assistiva e jovens cegos.
MEDIADORA:
Taciana Roberta Correia Cordeiro de Alencar
UPE - Campus Petrolina
LOCAL: UPE - Campus Petrolina
HORÁRIO: 16:00 às 17:00
INSTITUIÇÕES:
HORÁRIO: 17:00 às 18:30
MESA REDONDA 1:
Educação, Estatística e Tecnologia na era dos dados.
LOCAL: Sala 29 Bloco B
Paulo Filipe Cândido Barbosa
Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE), Pós-Doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Doutor em Ciência da Computação pela UFPE, Mestre em Engenharia da Computação pela UPE - 2017, Graduado em computação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - 2012. Tem experiência na área de Ciência e engenharia da Computação, com ênfase em Redes de Computadores/IoT/Sensores, Educação, Webdesing e Inteligência Artificial atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizado de maquina, deep learning, sistemas embarcados, Computação Evolucionária e multiagentes, educação a distância e sua inclusão em saúde, Modelagem computacional de autômatos celulares e ferramentas de avaliação de educação e uso da Web e jogos na docência.Desenvolvimento:Server-side: Java, PYTHON, NesC/C/C++, PHP, C#, ASP. NET,VB.NET;Client-side: HTML, JavaScript, CSS;Bando de dados: MySQL, SQL Service;Simuladores: cisco packet tracer, MiniNet, Cooja;Ferramentas de desenvolvimento: Android Studio, Spyder, Eclipse, Visual Studio, Dreamweaver, Flash, Wolfram MathematicaEngenharia de software (Scrum, RUP), UML e Modelagem de Dados
Edgo Jackson Pinto Santiago
Doutor em Biometria e Estatística Aplicada (UFRPE), mestre em Agronomia: Horticultura Irrigada (UNEB) e especialista em Estatística e Matemática Financeira. Realiza pesquisas em Agrometeorologia e Modelagem Estatística, atuando principalmente nas temáticas: Manejo de Irrigação e dimensionamento hidráulico, Manejo de olerícolas irrigadas, Manejo de irrigação em oleráceas sob cultivo protegido, Ajustes de equações para estimativas da evapotranspiração de referência, Micrometeorologia, Cópula aplicada a eventos climáticos extremos e Meta-Análises.
MEDIADOR:
Claudemiro de Lima Júnior
UPE - Campus Petrolina
MESA REDONDA 2:
Pensando a inclusão da graduação a atuação profissional na educação básica: desafios e perspectivas
LOCAL: Sala 30 Bloco B
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (2019) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2000). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade de Pernambuco -UPE e em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado pela FACUMINAS. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI da UPE Campus Petrolina.
Taciana Roberta Correia Cordeiro de Alencar
Nadjane Coelho de Alencar
Professora atuante no Atendimento Educacional Especializado - AEE e intérprete/tradutor da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS em escola da rede estadual de Pernambuco. Atuou como professor autor pesquisador e tutor das disciplinas Educação Inclusiva e Libras no curso de Pedagogia, na modalidade a distância, e com a disciplina Libras no Programa Especial de Graduação em Pedagogia - PROGRAPE, ambas pela Universidade de Pernambuco - UPE.
MEDIADOR:
Thalita Fernandes de Alencar
UPE - Campus Petrolina
MESA-REDONDA 3:
O lugar da matemática pura e aplicada nos cursos de Licenciatura em Matemática
LOCAL: Sala 31 Bloco B
Lino Marcos da Silva
Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, possui mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2006) e graduação em Ciências com habilitação em Matemática pela Universidade de Pernambuco - UPE (2000). Atualmente é professor de Matemática da Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Alison Marcelo Van Der Laan Melo
Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco.
MEDIADORA:
Elaine Ferreira Rocha
UNIVASF
MESA-REDONDA 4:
Saúde Mental na atuação docente
LOCAL: Sala 32 Bloco B
Franciela Félix de Carvalho Monte
Professora Adjunta na Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina. Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI. Pesquisadora interessada nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento Sociomoral e Afetivo, Psicologia da Aprendizagem e relações entre saúde mental e educação
Clara Maria Miranda de Sousa
Psicóloga formada pela UNIVASF (2020). Graduada em Pedagogia pela UPE (2010). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (PPGFPPI) pela Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina, desenvolvendo a pesquisa referente ao Cuidado em Educação. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
MEDIADORA:
Laila Barbosa - Doutoranda do PPGRDF
UPE - Campus Petrolina
HORÁRIO: 19:00 às 22:00
LOCAL: UPE - Campus Petrolina
MINICURSO:
Inferência estatística aplicada: intervalos de confiança e testes de hipóteses
Edgo Jackson Pinto Santiago
Este é um minicurso básico de inferência estatística aplicada e destina-se a alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores que tenham ou não algum conhecimento de estatística inferencial e pretendem estudar populações a partir de dados amostrais. Ao final deste curso, espera-se que o aluno seja capaz de construir estimativas intervalares para a média e para proporções populacionais bem como possa ser capaz de testar hipóteses para amostras grandes e pequenas.
QUANTIDADE DE VAGAS: 20
LOCAL: Laboratório de Informática
MINICURSO:
Construindo o saber em frações por meio de uma proposta didática.
Lázaro Manoel Veloso; Mariane Novaes; Evanilson Landim
Os “números racionais”, dentre os conceitos de Matemática, ainda é um dos temas em que os estudantes mais apresentam obstáculos, precisamente pela variedade de significados que apresentam, sobretudo quando se refere à sua forma fracionária. O fato é que, embora o ensino de fração seja baseado na inter-relação dos diversos construtos, tais como parte-todo, medida, quociente, operador e razão, o ensino desse tema tem se limitado à concepção parte-todo, em que o professor julga ser mais fácil de explicar e de entender, o que, nem de longe, se mostra eficiente à sua compreensão. Diante disso, neste minicurso será analisada uma proposta didática desenvolvida na perspectiva de contribuir com a conceitualização das frações a partir dos diferentes significados inerentes a esse saber. Assim, em colaboração com os professores que lecionam Matemática e estudantes da graduação, pretende-se estimular reflexões e discussões relevantes à ação docente, sobretudo quando o interesse é pela aprendizagem significativa desse saber por estudantes da Educação Básica.
LOCAL: Sala 01 Bloco D
QUANTIDADE DE VAGAS: 20
OFICINA:
EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA DE PRODUTOS NOTÁVEIS NO CÁLCULO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO SEGUNDO GRAU
Rodrigo Daniel Silva Nésio, Carlos Eduardo Hipólito de Sá
Serão explorados princípios de convenções aritméticas na compreensão de conceitos básicos de produtos notáveis, por meio de investigação e manipulação de estruturas algébricas das equações polinomiais de segundo grau, utilizando propriedades geométricas e estudo de igualdades no cálculo de incógnitas dessas equações com auxílio de material concreto manipulável confeccionado com EVA.
LOCAL: Sala 31 Bloco B
QUANTIDADE DE VAGAS: 14
MINICURSO:
O ensino de funções polinomiais do segundo grau a partir da investigação matemática
Luan Wesley Mendes dos Santos;
Rayssa Gomes Coelho
As atividades a serem desenvolvidas exploram ações, sobretudo, de um estudo baseado em uma proposta de intervenção voltada ao ensino de Função Polinomial do 2º grau e as suas propriedades básicas, dirigida a estudantes do 1º ano do Ensino Médio, utilizando de estratégias metodológicas com foco no nivelamento em relação às definições das funções polinomiais do segundo grau no plano cartesiano, comportamento e representações do gráfico e do vértice, noções de máximo e mínimo e identificação das distinções entre funções polinomiais do primeiro grau e segundo grau.
QUANTIDADE DE VAGAS: 25
LOCAL: Sala 29 Bloco B
MINICURSO:
BNCC e Educação Financeira: Como ensinar finanças pessoais com a interdisciplinaridade.
Cássio Nunes dos Anjos; Lorena Rodrigues Barbery; Vanessa Gomes Félix; Dinayara Keilla Gomes Sampaio.
O minicurso tem como objetivo capacitar professores do ensino fundamental a integrar a educação financeira em suas práticas de ensino de maneira interdisciplinar. A educação financeira, conforme sugerido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), deve ser abordada de forma contextualizada e ativa, considerando aspectos culturais, sociais, políticos e psicológicos, além de econômicos.
Este curso irá destacar a relevância do consumo consciente, trabalho, dinheiro e sustentabilidade. Serão discutidos conceitos básicos de economia e finanças, como taxa de juros, inflação, aplicações financeiras, impostos e economia doméstica. Os participantes aprenderão a aplicar a interdisciplinaridade em seus contextos educacionais específicos. Serão apresentadas atividades lúdicas e interdisciplinares que promovem o desenvolvimento de competências socioemocionais nos alunos, como autoconhecimento, protagonismo e colaboração.
O curso também enfatizará a importância de criar um espaço para que os alunos compreendam suas emoções, desejos, necessidades reais e sonhos. Isso permitirá que eles planejem, consumam de forma consciente e tomem decisões financeiras informadas e ambientalmente conscientes. Além disso, o curso explorará a importância de refletir sobre os relacionamentos em relação ao dinheiro e aos hábitos de consumo. Ao final do curso, os professores estarão equipados para ensinar finanças pessoais de forma interdisciplinar dentro e fora do ambiente educacional.
QUANTIDADE DE VAGAS: 20
LOCAL: Sala 02 Bloco D
OFICINA:
Dedução das fórmulas para o cálculo de áreas de polígonos, com o uso de materiais manipuláveis.
Raiane Vitoria do Nascimento Andrade; Samuel Costa da Silva Filho; Victor Paulo Rocha da Silva
Realizaremos uma discussão, a partir do uso de material manipulável (EVA), por meio da composição e decomposição de figuras, a fim de desenvolver a dedução das fórmulas para o cálculo de área de figuras geométricas planas
LOCAL: Sala 03 Bloco D
QUANTIDADE DE VAGAS: 25
OFICINA:
Completando quadrados a partir do material dourado
José Nilson Coelho de Sousa; Gildevan Rodrigues Coelho; Laise Rodrigues da Silva
Esta oficina busca problematizar os métodos de ensino para a resolução de equações polinomiais do segundo grau na educação básica e promover o entendimento do seu significado geométrico. Para isso, partindo de questionamentos-base, busca-se induzir os participantes a refletirem sobre a utilização da fórmula resolutiva, pois o seu uso inconsistente acarreta em restrições no pensamento crítico por parte dos estudantes. Ademais, será apresentado o método de completar quadrados, que retoma saberes sobre áreas de algumas figuras planas, produtos notáveis e propriedades da igualdade, necessários para auxiliar na construção de habilidades sobre o objeto de conhecimento abordado. Enquanto que, a associação com o material dourado servirá para que os professores e estudantes de licenciatura possam compreender a interpretação geométrica das equações polinomiais do segundo grau e correlacionar o seu entendimento a regiões de área quadrangular. De modo que os conhecimentos adquiridos na oficina possam agregar nas suas práticas docentes, potencializando seu trabalho em sala de aula com a utilização de materiais manipuláveis e incentivando o pensamento lógico-dedutivo.
LOCAL: Sala 30 Bloco B
QUANTIDADE DE VAGAS: 20
MINICURSO:
Laboratório de Ensino de Matemática: Uma possibilidade para ensinar Probabilidade
Robson da Silva Eugenio; Daniela Xavier de Souza
Neste minicurso discutiremos algumas contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) a partir de uma proposta de ensino sobre probabilidade. Nosso objetivo é refletir sobre a importância do uso do laboratório de ensino de matemática no contexto da formação inicial e continuada de professores que ensinam(rão) matemática na educação básica, a partir da utilização de materiais didáticos que facilitem o desenvolvimento do raciocínio crítico e lógico dos professores.
O minicurso está organizado em dois momentos. No primeiro, será feita uma abordagem teórica sobre a utilização do LEM, focando seus aspectos epistemológicos e didáticos e, consequentemente, a importância da utilização de materiais didáticos no ensino da Matemática. O segundo momento será experimental, com a proposição de duas atividades aos participantes, apoiadas em materiais didáticos, e que se referem ao que foi desenvolvido no campo teórico sobre o LEM.
A primeira atividade será realizada a partir da proposta de Eugênio (2019), que é denominada “sacola da quadrabilidade”. Para tal, serão formados seis grupos com os participantes. Cada grupo receberá uma sacola não transparente contendo três quadrados, sendo dois de cor azul e um de cor verde, todos feitos com o mesmo material e com as mesmas dimensões. Cada grupo deve retirar apenas dois quadrados de sua sacola, anotar as cores dos quadrados retirados e responder à questão: qual é o resultado mais provável de acontecer? Serem retirados dois quadrados azuis ou um quadrado verde e outro azul?
Na segunda atividade, também adaptada de Eugênio (2019), os participantes vivenciarão a situação-problema denominada “soma dos dados”, que se defrontarão com situações probabilísticas onde avaliarão se os espaços amostrais serão equiprováveis ou não.
Estas duas atividades propostas nos mostram que o raciocínio probabilístico também pode ser explorado no LEM.
QUANTIDADE DE VAGAS: 42
LOCAL: LEMUPE
MINICURSO:
Torre de Hanói com quatro pinos e a conjectura de Frame-Stewart
Mateus de Souza Galvão
Um dos jogos há muito tempo conhecidos e que entusiasma os estudantes em geral é a torre de Hanói com três pinos. Provavelmente, devido a simplicidade do seu objetivo e das regras envolvidas, além do aspecto lúdico. O objetivo do jogo é mover todos os discos do pino inicial para qualquer dos outros e as regras são as seguintes: (1) Pode-se mover apenas um disco de cada vez; (2) Um disco maior não pode ser posto sobre um disco menor. Variar a quantidade de discos é o que se faz naturalmente e tenta-se descobrir a quantidade mínima de movimentos, em função da quantidade (n) de discos, para cumprir o objetivo do jogo dentro das regras. No entanto, e se no lugar de alterar a quantidade n de discos, alterar-se a quantidade de pinos (m) para quatro? Além do mais, ao se generalizar para n discos e m pinos, qual seria a expressão matemática em função de m e n? São essas algumas das perguntas que serão abordadas neste minicurso, as quais motivaram a construção do que se denomina de conjectura de Frame-Stewart (em aberto desde 1975) e de muitas outras que buscam otimizar a quantidade de movimentos para a torre de Hanói generalizada.
QUANTIDADE DE VAGAS: 25
LOCAL: Sala 32 Bloco B
MINICURSO:
Explorando seno e cosseno com Dominó Trigonométrico
Jhony Luiz Oliveira Jordão;
Raquel Rita Macedo
A trigonometria, conforme indicada pela Base Nacional Comum Curricular para ser explorada a partir do primeiro ano do ensino médio, é frequentemente um dos temas que causam desafios para os estudantes. Suas complexas relações trigonométricas e fórmulas podem parecer intimidantes à primeira vista. No entanto, nesta oficina lúdica, nossa abordagem será diferente. Em vez de uma exploração centrada na repetição ou aplicações de fórmulas, focaremos em tornar a trigonometria acessível e divertida através do "Dominó Trigonométrico". Através desse jogo educativo, os participantes terão a oportunidade de aprender de uma forma interativa e envolvente. O uso do "Dominó Trigonométrico" pode facilitar a compreensão do conteúdo, como também proporcionar um ambiente divertido para explorar a trigonometria. Nossa intenção é mostrar como a trigonometria pode ser abordada de maneira mais leve e cativante, mantendo o interesse dos estudantes. Ao final da oficina, os participantes estarão equipados com ideias criativas para ensinar trigonometria de forma lúdica em suas próprias salas de aula, incentivando uma aprendizagem mais descontraída.
QUANTIDADE DE VAGAS: 30
LOCAL: Sala 05 Bloco D
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
LOCAL: UPE - Campus Petrolina
HORÁRIO: 15:00 às 17:00
LISTA DOS TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO: CLIQUE AQUI!
LOCAIS DAS APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS: CLIQUE AQUI!
MESA REDONDA:
Formação de Professores e o Laboratório de Ensino de Matemática
HORÁRIO: 19:00 às 22:00
LOCAL: Facape
Sergio Apparecido Lorenzato
Licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (1965), mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1968), doutor em Ciências Humanas pela Universidade Estadual de Campinas (1976), pós-doutor em Educação Matemática pela Université Laval (Quebec/Canadá). Atua nas temáticas: Educação Matemática, Metodologia do ensino da matemática, Aprendizagem matemática, Educação infantil e Formação de professores de matemática.
Participação por Videoconferência
Iracema Campos Cusati
Licenciada e Bacharel em Matemática pela UFV, mestre em Educação pela UFSCar, doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP, pós-doutora em Investigação e Docência Universitária pelo Instituto de Educação Superior Latinoamericano. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Didática da Matemática, Formação de Professores na perspectiva decolonial e em Políticas Públicas para a Educação Superior na América Latina.
MEDIADOR:
Robson da Silva Eugênio
UPE - Campus Petrolina
bottom of page